Câncer de Mama: A Alimentação Durante o Tratamento

Câncer de Mama: A Alimentação Durante o Tratamento

Confira dicas para a alimentação durante o câncer de mama!

A alimentação é essencial para a saúde de todos, e principalmente para quem está passando por um tipo de câncer. O tratamento muitas vezes afeta o apetite devido aos efeitos colaterais. Conheça aqui dicas para uma alimentação saudável e nutritiva durante o tratamento do câncer de mama! A alimentação é fundamental para a saúde, principalmente para quem está em tratamento de um câncer de mama. Entretanto, a quimioterapia e radioterapia podem afetar o apetite devido aos efeitos colaterais. Embora o médico possa prescrever medicamentos para combater esses desconfortos, é possível também adotar algumas estratégias alimentares para amenizá-los. Vamos falar sobre os sintomas mais comuns em pacientes que passam por tratamentos quimioterápicos: os enjoos e os vômitos. O enjoo pode durar mais que uma semana depois da quimioterapia. O ideal é evitar comer até o enjoo e os vômitos cessarem. Para aliviar, tome pequenos goles de água gelada. Mastigar um pedaço pequeno de gengibre também pode ajudar. Depois que você se sentir melhor, é preciso repor os líquidos perdidos. Um caldo leve de legumes com frango, uma bebida isotônica, sucos naturais, água de coco e gelatina são boas sugestões. Porém, procure consumir alimentos sólidos assim que possível, pois uma dieta mais líquida não oferece para o corpo todos os nutrientes necessários. Outro ponto importante com relação ao enjoo ligado ao tratamento do câncer de mama é que alguns cheiros, inclusive o da comida, podem desencadear o sintoma. Desta maneira, a ideia é contar com pessoas que possam fazer a sua comida. Aproveite também para comer fora de casa, pois outros temperos e sabores diferentes podem abrir seu apetite. Lembre-se de manter-se hidratada, consumindo por volta de oito copos de água por dia ou mais. A cada acesso de vômito, procure tomar alguns goles de água gelada. Dicas de quando e o que comer quando você está enjoada:
  • Pequenas porções regulares: O ideal é comer pequenas porções de alimentos em intervalos menores, totalizando de 6 a 8 refeições por dia.
  • Morno é melhor: Evite consumir os alimentos muito quentes, pois o cheiro e o gosto tendem a ser mais intensos. A temperatura ambiente é ideal.
  • Ar fresco: Procure fazer suas refeições em um local mais arejado e fresco, pois o calor piora o mal-estar estomacal.
  • Enxague a boca: Faça um bochecho com água antes de comer, pois ajuda a remover possíveis gostos ruins.
  • Comida seca: Uma boa tática para diminuir os enjoos é comer alimentos secos, como bolachas, torradas, cereais, etc.
  • Gelados: Tudo que é gelado também ajuda a reduzir os desconfortos estomacais. Sorvetes de frutas, iogurtes ou frutas geladas, assim como smoothies são ótimas ideias. Uma opção são os sucos saudáveis Greenpeople, com muitos nutrientes, 100% naturais e refrigerados.
  • Evite frituras, doces e gordura: Todas essas preparações podem agravar o enjoo, prefira alimentos mais leves, cozidos, grelhados ou assados.
Texto adaptado do original escrito e cedido gentilmente pelo Dr. Silvio Bromberg, mastologista titular do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e Professor Mastologia do departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Texto original disponível em https://silviobromberg.com.br/dicas-para-alimentacao-durante-o-tratamento-cancer-de-mama/ Esta matéria faz parte da Campanha Outubro Rosa Greenpeople, mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Durante este mesmo apoiamos a Organização social sem fins lucrativos INSTITUTO PROTEA, cuja missão é promover o acesso ao tratamento de câncer de mama de pacientes de baixa renda.

Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente