Saúde Mental: O Foco na Alimentação

Afinal, como a alimentação pode influenciar na saúde mental?

Você acha que uma alimentação equilibrada apenas beneficia a boa forma e a saúde do corpo? Uma alimentação nutritiva e saudável também está diretamente relacionada à saúde mental!


Uma dieta variada, equilibrada, colorida e rica em alimentos de origem vegetal é muito importante para a saúde mental, pois é fonte micronutrientes, fibras e antioxidantes, potencialmente anti-inflamatória e, assim, essencial para o nosso cérebro.


Quando a entrega de nutrientes não é suficiente para nosso organismo, ele acaba dando preferência para as funções vitais, comprometendo outras atividades do corpo. Sendo assim, nossa saúde mental pode ser prejudicada, causando desiquilíbrios mentais de longo prazo, como por exemplo a depressão.


Um dos grupos de alimentos mais importantes e essenciais para o cérebro é o grupo dos carboidratos. Esses alimentos são quebrados em glicose no período da digestão e a glicose é o principal combustível do cérebro. Entretanto, devemos sempre procurar comer os carboidratos mais saudáveis e íntegros, como as frutas, tubérculos e cereais integrais, aqui não estamos falando de açúcar e alimentos refinados.


Quando as dietas são menos balanceadas em carboidratos acabam exigindo um esforço maior do nosso corpo para conseguir suprir a demanda energética e podem colocar o nosso organismo em constante stress.

Ao adicionar grande quantidade e variações de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, tubérculos e leguminosas na alimentação, o aporte de vitaminas, minerais e compostos bioativos vai estar garantido para preservar os nossos neurônios.

Portanto, evite alimentos ultraprocessados e também aqueles ricos em gorduras saturadas, açúcar, sal. Com esse balanço, você estará oferecendo tudo que seu corpo e seu cérebro precisam para manter o funcionamento do corpo e a promoção da saúde.

Após saber todos os benefícios que os carboidratos garantem para nossa mente, adicione mais carboidratos na sua dieta com a consulta de um profissional! Descubra quais são os benefícios da banana!

Escrito em colaboração com a nutricionista consciente Ale Luglio

Greenpeople

Receba nossas novidades

GREENPEOPLE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA - CNPJ: 21.746.980/0001-46