Os Benefícios de Mastigar Devagar

Os Benefícios de Mastigar Devagar

Por que comer devagar faz bem para a saúde? Descubra os benefícios de mastigar devagar!

Quem nunca terminou de comer tão rápido que se assustou? Ou quem acabou uma refeição com uma sensação de peso no estômago? Ambos podem ser considerados hábitos ruins nas refeições, sendo corrigidos na mastigação. Confira os benefícios de mastigar devagar:


Sensação de saciedade

O hábito de comer devagar vai permitir que o sabor dos alimentos seja percebido com maior facilidade, confirmando satisfação e saciedade ao cérebro. Ao mesmo tempo, essa prática vai ajudar a diminuir o vício por sabores artificiais e o consumo de alimentos industrializados.



Melhora a digestão

Nossa digestão começa pela boca, ao ingerir o alimento e, em seguida, deve-se mastigar devagar bem. Neste momento, sinais são enviados para o sistema digestivo e as enzimas começam a trabalhar. Órgãos começam a liberar substâncias que vão auxiliar a digestão e absorção dos alimentos. Em paralelo, o cérebro vai processar essas atividades e tantas outras reações. Se mastigamos muito rápido, todas essas etapas podem ser prejudicadas.



Aumento do sabor da comida

A hora da refeição pode ser um momento de prazer. Você vai escolher a comida conforme a sua preferência, mastigar devagar para sentir bem o sabor e terminar satisfeito. Ao comer devagar, a necessidade de repetir o prato diminui. A salada, por exemplo, é uma opção leve e saudável de prato de entrada.


Portanto, tão importante quanto escolher o que vai compor o seu prato é como vai consumir esse prato. Mastigar muitas vezes devagar, sentindo a textura, o sabor e as características dos alimentos, aproveitando o momento e o prazer em fazer aquela refeição!



Hmm..bateu fome? Veja 5 lanches saudáveis com os nossos sucos e snacks!



Escrito em colaboração com a nutricionista consciente Ale Luglio


Greenpeople


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente