5 Opções Saudáveis para Curtir a Festa Junina

Procurando comidas de festa junina saudáveis? Confira algumas opções mais nutritivas aqui!

Chegou o período de festa junina, tradicional comemoração brasileira. Muitas pessoas ficam com medo das comidas típicas de festa junina ao pensar que podem acabar comendo muito além da conta. Na verdade, elas podem escolher opções mais saudáveis e nutritivas sem deixar de aproveitar a folia. Confira algumas destas opções!

Milho verde

O milho verde é um cereal super nutritivo, é uma importante fonte de fibras e ainda oferece proteínas vegetais. A grande questão está na forma de preparo, já que é comum encontrar milhos na espiga cheios de manteiga e sal. Para garantir a melhor forma de consumo, cozinhe na água e sirva com um pouco de sal. Uma boa ideia é trocar a manteiga por um pouco de azeite.

Pipoca

Assim como o milho, a pipoca também tem a questão da sua forma de preparo. A pipoca cheia de óleo, manteiga, açúcar e até groselha não são boas opções para quem busca uma opção mais leve. As pipocas de microondas também não são muito ideais, já que contém ingredientes artificiais e gordura em excesso. A pipoca caseira é a melhor ideia, com pouco óleo vegetal, de coco ou azeite de oliva e sem exagero no sal. Uma boa dica é variar os temperos e usar ervas secas, páprica, curry, nutritional yeast, cacau, canela e até coco seco para criar opções diferentes.

Pinhão


Além de festa junina, essa também é a época do pinhão! Ele é uma opção muito boa tanto para quem está querendo de emagrecer, quanto para quem quer comer saudável. O pinhão possui baixa quantidade de gordura e alta quantidade de fibras, ideal para a saúde cardiovascular e também para o bom funcionamento do intestino. Como é apenas cozido na água com sal, sua forma de preparo não adiciona gordura nem muito sódio, mantendo sua característica saudável.

Paçoca

Para quem gosta de doce, é uma opção um tanto polêmica. A paçoca é um doce feito com base de amendoim e açúcar e é facilmente encontrada em festa juninas. Por um lado, o amendoim é um excelente alimento, fonte de antioxidantes, gorduras boas e proteínas vegetais. Por outro, o consumo do açúcar em excesso compromete os planos para perder peso e não deve fazer parte de uma alimentação saudável. A saída aqui é aproveitar com moderação! Já existem também opções de paçoca com açúcar mascavo ou mesmo com adoçantes naturais, confira!

Canjica

Esse é um prato típico de festa junina! A canjica é feita de grãos de milho branco cozidos no leite condensado e acompanhada de especiarias, como cravo e canela. Porém, é possível fazer uma canjica deliciosa usando leite de coco e açúcar de coco, além de usar polvilho doce ou biomassa de banana verde para engrossar e proporcionar cremosidade. Além disso, você pode encontrar a canjica vegana! Canela, cravo e cardamomo dão um toque especial, além de enriquecerem a receita com antioxidantes e compostos bioativos. Tudo muito saudável e delicioso!

Depois de conhecer essas opções mais nutritivas e saudáveis, saiba a melhor hora para fazer exercícios!


Escrito em colaboração com a nutricionista consciente Ale Luglio


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