Saiba tudo sobre HPP !

A Greenpeople é a única empresa do Brasil a trabalhar com alta tecnologia HPP, que permite melhor conservação dos nutrientes com segurança alimentar, entenda mais sobre o assunto.

O Processamento de alta pressão (HPP) tem como objetivo a conservação de alimentos através de um processo que não envolve produtos químicos ou altas temperaturas. É uma técnica de pasteurização a frio, que consiste em submeter o alimento previamente embalado, o que aumenta a segurança e evita contaminação futura, em um recipiente resistente à água e flexível, à um alto nível de pressão hidrostática (pressão transmitida pela água) de até 600 MPa durante poucos minutos, dependendo do conteúdo. O efeito exercido sobre o conteúdo é o equivalente à submete-lo a 60 km de profundidade oceânica. Esse tipo de pressão é capaz de inativar bactérias, vírus, leveduras, bolores e parasitas possivelmente presentes nos alimentos, aumentando assim a vida útil desses produtos, garantindo segurança alimentar.

Um estudo mostrou que o suco de laranja tratado com HPP nas condições de 100 a 250 MPa e 30° a 40° C durante 125 segundos resultou em um produto final com a conservação de 70% do seu conteúdo de vitamina C e 80% de sua atividade antioxidante, com maior prazo de validade. Além disso, testes sensoriais com consumidores não demonstraram diferenças significativas entre sucos tratados com HPP e sucos frescos. Dessa forma, é possível afirmar que o processo HPP é capaz então de aumentar o prazo de validade e a segurança alimentar dos produtos, minimizando a perda de seus benefícios nutricionais e mantendo suas características sensoriais.

A indústria alimentícia, em conjunto com pesquisadores da área de alimentos investem cada vez mais em formas de manter seus produtos o mais natural possível, pelo maior tempo possível, chegando assim em alternativas como essa. Embora esse processo de pasteurização de alta pressão sobre os alimentos tenha sido descoberto no século 19, foi apenas nos anos 1990 que as primeiras máquinas HPP foram desenvolvidos. Desde 2000, o HPP tem sido implementado com sucesso em diversos tipos de indústrias de alimentos ao redor do mundo, já que oferece a possibilidade de se aumentar o prazo de validade de produtos, com maior segurança e densidade nutritiva.

O processamento de Alta Pressão é um processo natural e ecológico que mantém o sabor e nutrientes dos alimentos frescos, sendo uma excelente alternativa para garantir maior vida útil aos alimentos sem utilizar tratamentos térmicos e químicos tradicionais.

O processo de HPP tem ganhado mais espaço e popularidade na indústria alimentícia por conta de sua capacidade de inativar microorganismos patogênicos sem tratamento térmico, resultando assim na retenção praticamente completa das características nutricionais e sensoriais do alimento fresco, sem perder prazo de validade.

REFERÊNCIAS:

Bisconsin Junior A., Alvarenga J.F.R., Rosenthal A., Monteiro M. Effect of High Hydrostatic Pressure on Ascorbic Acid, Phenolic Compounds and Antioxidant Activity of Pera Rio Orange Juice. J Food Process Technol 6: 416, 2015

  1. Deliza et al. Application of high pressure technology in the fruit juice processing: benefits perceived by consumers. Journal of Food Engineering 67; 241–246. 2005

L.H.E.S. Laboissière et al. Effects of high hydrostatic pressure (HHP) on sensory characteristics of yellow passion fruit juice. Innovative Food Science and Emerging Technologies 8; 469–477. 2007

Marcellini, A. et al. Does High Pressure Really Preserve Pineapple Juice Sensory Attributes? 4° International Conferecne on High pressure Bioscience and Biotechnology, vol 1, 302-307, 2007.

Receba nossas novidades

GREENPEOPLE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA - CNPJ: 21.746.980/0001-46