8 Deliciosas Alternativas para a Proteína Animal

8 Deliciosas Alternativas para a Proteína Animal

Quer reduzir a proteína animal na sua dieta? Conheça alguns alimentos que podem substituí-la!

Muitas pessoas que querem reduzir ou acabar com o consumo de proteína animal se perguntam como irão conseguir ingerir as mesmas quantidades de proteínas que precisamos. O que muitos não sabem é que o mundo vegetal é cheio de alternativas deliciosas para isso! Confira aqui! Não tem jeito, a maior dúvida que ronda as dietas livres de alimentos de origem animal é: mas, e as proteínas? É muito fácil compreender o porquê dessa pergunta, já que estamos acostumados a ouvir desde pequenos que as carnes, leite, derivados e ovos são nossas fontes de proteína e ponto. Com certeza esses alimentos são sim importantes fontes de proteína, mas o reino vegetal também é rico nesse nutriente, tornando completamente possível uma dieta isenta de produtos de origem animal ser totalmente saudável e balanceada. Não existe um único alimento que possa substituir de igual para a igual as proteínas de origem animal, porém o reino vegetal possui todos os aminoácidos essências e alguns deles se destacam tanto pela quantidade como também pela qualidade dos aminoácidos que formam suas proteínas e são considerados alimentos importantes em uma dieta vegana ou vegetariana. Veja abaixo uma seleção de 8 importantes fontes de proteínas vegetais:
  • Chia: semente super versátil, pode ser consumida com frutas, batidas em shakes, cozidas com o arroz ou mesmo polvilhadas por cima da salada. É também uma importante fonte de ômega-3.
  • Grão de bico e lentilha: muito versáteis, podem ser consumidos na salada, em sopas ou substituindo o feijão no dia a dia. Com o grão de bico faz-se pastas super versáteis como o hommus em diferentes versões.
  • Gergelim: pode ser consumido na forma de pasta, conhecida como tahine, ou torrada e polvilhada em frutas, saladas, massas e etc. Possui grande aporte de cálcio.
  • Feijão: compondo saladas ou consumido com arroz, todas suas variações e tipos são importantes fontes de proteínas vegetais, seja o carioca, preto, branco ou azuki entre outras variedades regionais. Também é fonte de ferro.
  • Edamame: muitos não conhecem, mas é a soja verde. Encontrada congelada na vagem ou em grãos, basta cozinhar e consumir puro, na salada ou mesmo em forma de pastas.
  • Oleaginosas: são as castanhas, nozes, amêndoas e etc. Dentre elas, a composição varia, mas todas são importantes fontes de proteínas vegetais e gorduras saudáveis.
  • Soja: a mais conhecida fonte de proteínas vegetais é também uma das mais completas. Pode ser encontrada em grãos, em forma de farinha, texturizada ou também como tofu. Muito versátil!
  • Spirulina: é uma espécie de alga rica em proteínas e ômegas. Pode ser encontrada na forma de cápsulas ou em pó, para ser batida com sucos e vitaminas. Você encontra a spirulina junto com melão, hortelã e abacaxi no suco natural Mellow da Greenpeople, uma forma de ingerir essa proteína diferente de forma prática e deliciosa!
Inclua essas proteínas na sua dieta e diversifique ainda mais os nutrientes e a sua forma de se alimentar. O equilíbrio e diferentes fontes de proteína são essenciais para o seu corpo estar cada vez mais saudável e forte. Conheça 7 alimentos que podem contribuir para a beleza aqui! Escrito pela nutricionista consciente Ale Luglio Greenpeople

Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente